Crenças, ensinos e atividades.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Haverá algum dia amor entre todas as pessoas?

MILHÕES de pessoas se sentem perdidas e desanimadas, sem saber o que fazer. Uma mulher de negócios, aposentada, disse: ‘Certa noite, uma viúva, que morava no mesmo andar que eu, bateu na minha porta e disse que se sentia solitária. Eu lhe disse com jeito mas enfaticamente que estava ocupada. Ela pediu desculpas por me ter incomodado e foi embora.’

Lamentavelmente, naquela mesma noite, essa viúva suicidou-se. Depois, a mulher de negócios disse que havia aprendido uma “lição dura”.

A falta de amor ao próximo muitas vezes é trágica. Durante os conflitos étnicos na Bósnia e Herzegovina, anteriormente partes da Iugoslávia, mais de um milhão de pessoas foram obrigadas a abandonar seus lares, e dezenas de milhares foram mortas. Por quem? “Por nossos vizinhos”, lamentou uma moça, que fora expulsa da sua aldeia. “Eram nossos conhecidos.”

Em Ruanda, centenas de milhares de pessoas foram mortas, freqüentemente pelos seus vizinhos. “Hutus e tutsis [conviviam], casando-se entre si, não se preocupando, ou nem mesmo sabendo, quem era hutu e quem era tutsi”, relatou o jornal The New York Times. “Daí aconteceu uma reviravolta” e “começaram as matanças”.

De forma similar, judeus e árabes vivem lado a lado, no entanto, muitos odeiam uns aos outros. A mesma situação existe entre muitos católicos e protestantes na Irlanda e entre um número cada vez maior de pessoas em outros países. Nunca antes na História houve tanta falta de amor no mundo.

Por que esfriou o amor ao próximo?

Nosso Criador fornece a resposta. A sua Palavra, a Bíblia, chama o tempo em que vivemos de os “últimos dias”. Este é o período no qual, segundo a profecia bíblica, as pessoas estariam “sem afeição natural”. Referente a estes “tempos críticos, difíceis de manejar”, nas Escrituras também chamados de “terminação do sistema de coisas”, Jesus Cristo predisse que ‘o amor da maioria se esfriaria’. — 2 Timóteo 3:1-5; Mateus 24:3, 12.

A atual falta de amor, portanto, é parte da evidência de que vivemos nos últimos dias deste mundo. Felizmente, isso também significa que este mundo de pessoas ímpias em breve será substituído por um novo mundo justo, governado pelo amor. —Mateus 24:3-14; 2 Pedro 2:5; 3:7, 13.

Mas, será que temos mesmo motivos para crer que tal mudança é possível — que todos podem aprender a amar uns aos outros e a viver juntos em paz?

“QUEM é realmente o meu próximo?” perguntou a Jesus um advogado do primeiro século. Sem dúvida, esperava que Jesus dissesse: ‘Os outros judeus.’ Mas, contando uma história sobre um samaritano prestativo, Jesus mostrou que pessoas de outras nacionalidades também são nosso próximo. — Lucas 10:29-37;João 4:7-9.

Jesus salientou que, depois do amor a Deus, nossa vida deve ser governada pelo amor ao próximo. (Mateus 22:34-40) Mas, será que já houve algum grupo de pessoas que realmente amou seu próximo? Os cristãos do primeiro século! Eles eram conhecidos pelo amor que tinham aos outros. — João 13:34, 35.

Que dizer de hoje em dia? Pratica alguém o amor semelhante ao de Cristo? A Encyclopedia Canadiana menciona: “A obra das Testemunhas de Jeová é o reavivamento e o restabelecimento do cristianismo primitivo praticado por Jesus e seus discípulos . . . Todos são irmãos.”

O que significa isso? Significa que as Testemunhas de Jeová não permitem que nada — nem raça, nem nacionalidade, nem origem étnica — os induza a odiar seu próximo. Nem matarão alguém, porque, em sentido figurativo, já forjaram das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças, podadeiras. (Isaías 2:4) As Testemunhas, na realidade, são conhecidas por tomarem a iniciativa em ajudar seu próximo. — Gálatas 6:10.

Não é de admirar que o jornal Sacramento Union observasse: “Bastaria dizer que, se todo o mundo vivesse segundo o credo das Testemunhas de Jeová, haveria fim do derramamento de sangue e do ódio, e o amor reinaria como rei.” Um escritor observou na revista Ring, da Hungria: “Cheguei à conclusão de que, se as Testemunhas de Jeová fossem os únicos a viver na Terra, deixaria de haver guerras, e o único dever dos policiais seria o de controlar o trânsito e de emitir passaportes.”

Deve-se admitir, porém, que precisa haver uma mudança mundial, se todos hão de amar uns aos outros. Como virá esta mudança?

UMA oração ensinada por Jesus Cristo mostra que é iminente uma dramática mudança. No seu famoso Sermão do Monte, Jesus ensinou-nos a orar: “Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim na terra.” — Mateus 6:10, Pontifício Instituto Bíblico.

O que é o Reino de Deus? É um governo real, que governa desde o céu. Por isso é chamado de “o reino dos céus”. Jesus, o “Príncipe da Paz”, foi designado pelo seu Pai para ser o governante do reino. — Mateus 10:7; Isaías 9:6, 7; Salmo 72:1-8.

Quando o Reino de Deus vier, o que acontecerá a este mundo cheio de ódio? O “reino . . . esmiuçará e porá termo” a todos os governos corruptos deste mundo. (Daniel 2:44) A Bíblia explica: “O mundo está passando . . . mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” — 1 João 2:17.

A Bíblia diz a respeito do novo mundo de Deus: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” (Salmo 37:9-11, 29;Provérbios 2:21, 22) Que época gloriosa essa será! “Não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor.” (Revelação [Apocalipse] 21:4) Até mesmo os mortos viverão outra vez, e toda a Terra será transformada literalmente num paraíso. — Isaías 11:6-9; 35:1, 2;Lucas 23:43; Atos 24:15.

Para vivermos no novo mundo de Deus, temos de amar uns aos outros, como Deus nos ensina a fazer. (1 Tessalonicenses 4:9) Um estudante oriental da Bíblia disse: “Aguardo o tempo em que, conforme a Bíblia promete, todas as pessoas terão aprendido a amar o próximo.” E podemos ter a certeza de que Deus cumprirá suas promessas! “Eu até mesmo o falei”, diz ele, “também o farei”. — Isaías 46:11.

Mas, para usufruir as bênçãos sob o Reino de Deus, é preciso que adquira conhecimento da Bíblia, assim como estão fazendo milhões de pessoas sinceras em todo o mundo. (João 17:3) A brochura O Que Deus Requer de Nós?, de 32 páginas, lhe será de ajuda nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia a Bíblia online

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Não importa qual seja a nossa situação, a Bíblia contém as orientações e os conselhos de que precisamos. Leia-a diariamente.

Seu convite pessoal


Gostaria de ter um curso bíblico domiciliar e aumentar o seu conhecimento da Bíblia?


Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
As Testemunhas de Jeová desejam que você as conheça melhor. Talvez já as conheça como vizinhos, colegas de trabalho, ou em outras ocupações do dia-a-dia. Talvez as tenha visto nas ruas, oferecendo suas revistas aos transeuntes. Ou é possível que já tenha falado com elas brevemente à sua porta.