Crenças, ensinos e atividades.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Será que o bem vencerá o mal?

Mãe preocupada segurando seu filho

O bem e o MAL lado a lado

TALVEZ pareça que poucas pessoas no mundo de hoje estejam dispostas a dar de si mesmas. Alguns, no entanto, querem fazer algo para deixar o mundo melhor, ou seja, fazer o bem de alguma forma. Inúmeras pessoas contribuem todos os anos bilhões de dólares para o que consideram ser boas causas. Na Grã-Bretanha, por exemplo, doações para instituições de caridade chegaram a 13 bilhões de dólares em 2002. Desde 1999, dez filantropos generosos deram, ou prometeram dar, mais de 38 bilhões de dólares para ajudar os necessitados.

Algumas boas ações realizadas por benfeitores são: pagar despesas médicas de famílias com renda baixa, auxiliar na educação e orientação de crianças criadas só pela mãe ou pelo pai, financiar programas de imunização nos países em desenvolvimento, doar às crianças o primeiro livro, fornecer animais a pequenos agricultores de países pobres para que formem seu próprio rebanho e fornecer itens de ajuda humanitária para as vítimas de desastres naturais.

Tudo isso que foi mencionado mostra que os homens têm a capacidade de fazer o bem. Por outro lado, infelizmente há quem consiga cometer maldades indescritíveis.

A escalada do mal

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, houve quase 50 casos documentados de genocídio ou assassinato em massa por motivos políticos. “Esses episódios”, declara a revista American Political Science Review, “ceifaram a vida de pelo menos 12 milhões de civis, mas esse número pode ter chegado a 22 milhões — mais do que todas as vítimas nas guerras nacionais e internacionais desde 1945”.

Na última metade do século 20, cerca de 2 milhões de pessoas foram mortas no Camboja por motivos políticos. O ódio étnico em Ruanda foi responsável pela morte de mais de 800 mil homens, mulheres e crianças. Mais de 200 mil pessoas foram assassinadas por causa de religião ou política na Bósnia.

Ao identificar atos mais recentes de maldade, o secretário-geral das Nações Unidas disse em 2004: “Vemos no Iraque não só civis sendo massacrados a sangue frio, mas também voluntários da ajuda humanitária, jornalistas e outros não-militares sendo levados como reféns e mortos de modo bárbaro. Ao mesmo tempo, prisioneiros iraquianos são maltratados de maneira infame. Em Darfur, populações inteiras são deslocadas e seus lares destruídos, e o estupro é usado como tática deliberada. No norte de Uganda, vê-se crianças mutiladas e forçadas a praticar atos de crueldade horríveis. Em Beslan, crianças são tomadas como reféns e depois mortas brutalmente.”

Até mesmo nos países desenvolvidos, parece que os crimes praticados por causa de preconceito étnico, social ou religioso estão crescendo. Por exemplo, o Independent News divulgou em 2004 que a Grã-Bretanha presenciou “na última década um aumento de 11 vezes no número de vítimas de ataques ou abusos por motivos raciais”.

Por que o homem, que tem capacidade de fazer tanto bem, comete esses atos de perversidade? Será que algum dia ficaremos livres do mal? Conforme mostra opróximo artigo, a Bíblia dá respostas satisfatórias a essas perguntas intrigantes.

1. Soldados num caminhão; 2. Explosão; 3. Soldado

De que forma o BEM vence o mal


O Rei Davi era um homem bom. Ele tinha profundo amor por Deus, anseio pela justiça e cuidado amoroso pelos menos favorecidos. Mas esse mesmo rei bom cometeu adultério com Bate-Seba, esposa de um de seus homens de confiança. Quando Davi ficou sabendo que ela estava grávida dele, acabou maquinando o assassinato do marido. Chegou a se casar com Bate-Seba numa tentativa de encobrir os seus crimes. — 2 Samuel 11:1-27.

EVIDENTE que o homem tem a capacidade de fazer o bem. Por que, então, pratica tanta maldade? A Bíblia identifica os motivos básicos disso. Revela também como Deus eliminará a maldade de uma vez por todas por meio de Cristo Jesus.

Inclinação para o mal

O próprio Rei Davi identificou uma das causas do mal. Depois de seus erros terem sido revelados, arcou com a responsabilidade por eles. Arrependido, escreveu: “Eis que em erro fui dado à luz com dores de parto, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5) Nunca foi do propósito de Deus que as mães concebessem filhos pecadores. No entanto, quando Eva e depois Adão decidiram rebelar-se contra Deus, perderam a capacidade de produzir filhos sem pecado. (Romanos 5:12) À medida que a raça humana foi aumentando, ficou evidente que “a inclinação do coração do homem é má desde a sua mocidade”. — Gênesis 8:21.

Se não for controlada, essa inclinação para o mal resulta em “fornicação, . . . inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, divisões, seitas, invejas” e outras atitudes corrompedoras, descritas pela Bíblia como “obras da carne”. (Gálatas 5:19-21) No caso do Rei Davi, ele sucumbiu à fraqueza carnal e cometeu fornicação, que resultou em conflitos violentos. (2 Samuel 12:1-12) Ele poderia ter resistido à inclinação imoral. Em vez disso, por ter alimentado seu desejo por Bate-Seba, Davi seguiu o padrão descrito mais tarde pelo discípulo Tiago: “Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado; o pecado, por sua vez, tendo sido consumado, produz a morte.” — Tiago 1:14, 15.

Os genocídios, estupros e saques mencionados no artigo anterior são exemplos extremos do que acontece quando as pessoas permitem que os desejos errados controlem suas ações.

A ignorância alimenta o mal

Paulo vivenciou certas situações que ilustram bem por que as pessoas fazem coisas más. No fim de sua vida, Paulo tinha conquistado a reputação de ser um homem gentil e cortês. Ele havia se dedicado sem reservas ao serviço em prol de seus irmãos cristãos. (1 Tessalonicenses 2:7-9) Antes disso, porém, ele era conhecido pelo nome de Saulo e ‘ameaçava de morte’ os membros desse mesmo grupo. (Atos 9:1, 2) Por que Paulo tolerava e participava nesses atos praticados contra os primeiros cristãos? “Porque eu era ignorante”, disse ele. (1 Timóteo 1:13) Anteriormente, Paulo tinha “zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento exato”. — Romanos 10:2.

Saulo fez vistas grossas ao mal porque não tinha conhecimento exato

Saulo tolerando o assassinato de um cristão

Muitas pessoas sinceras, assim como Paulo, praticaram coisas más por falta do conhecimento exato da vontade de Deus. Por exemplo, Jesus alertou a seus seguidores: “Vem a hora em que todo aquele que vos matar imaginará que tem prestado um serviço sagrado a Deus.” (João 16:2) As Testemunhas de Jeová da atualidade conhecem por experiência própria a veracidade das palavras de Jesus. Elas têm sido perseguidas e até assassinadas por pessoas que alegam servir a Deus. Obviamente, o Deus verdadeiro não está feliz com esse zelo mal orientado. — 1 Tessalonicenses 1:6.

O causador do mal

Jesus identificou a principal causa da existência do mal. Falando aos líderes religiosos que estavam determinados a matá-lo, Jesus disse: “Vós sois de vosso pai, o Diabo, e quereis fazer os desejos de vosso pai. Esse foi um homicida quando começou.” (João 8:44) Foi Satanás que, por motivos egoístas, induziu Adão e Eva a se rebelarem contra Deus. Essa rebelião introduziu o pecado — e, conseqüentemente, a morte — a toda a humanidade.

O temperamento assassino de Satanás ficou ainda mais evidente na forma como ele lidou com Jó. Quando Jeová lhe deu permissão para testar a integridade de Jó, ele não ficou satisfeito de tirar todos os seus bens. Ele também provocou a morte dos dez filhos de Jó. (Jó 1:9-19) A humanidade vem presenciando nas últimas décadas uma escalada do mal, não só por causa da imperfeição e ignorância humanas, mas também em resultado da crescente interferência de Satanás nos assuntos humanos. A Bíblia revela que o Diabo “foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele”. Essa mesma profecia predisse com exatidão que a restrição de Satanás aos domínios terrestres causaria aflições na Terra sem precedentes. Visto que não pode obrigar as pessoas a fazer coisas más, Satanás é mestre em ‘desencaminhar toda a terra habitada’. — Revelação (Apocalipse) 12:9, 12.

Remoção da tendência para o mal

Para que o mal seja removido permanentemente da sociedade humana, algumas questões precisam ser solucionadas, como a tendência inata do homem para a maldade, sua falta de conhecimento exato e a influência de Satanás. Em primeiro lugar, de que forma a tendência inata para o mal pode ser removida do coração do homem?

Nenhum cirurgião nem remédio algum conseguiriam fazer isso. Jeová Deus, no entanto, providenciou uma cura para o pecado e a imperfeição. Ela está disponível para os que estão dispostos a aceitá-la. O apóstolo João escreveu: “O sangue de Jesus . . . purifica-nos de todo o pecado.” (1 João 1:7) Quando voluntariamente ofereceu sua vida, o perfeito homem Jesus “levou os nossos pecados no seu próprio corpo, no madeiro, a fim de que acabássemos com os pecados e vivêssemos para a justiça”. (1 Pedro 2:24) A morte sacrificial de Jesus compensaria os efeitos do mau comportamento de Adão. Paulo declara que Cristo Jesus se tornou um “resgate correspondente por todos”. (1 Timóteo 2:6) A morte de Cristo abriu caminho para que todos os homens obtivessem de novo a perfeição que Adão havia perdido.

Talvez você queira saber por que a maldade e a morte ainda existem se a morte de Jesus há uns 2.000 anos possibilitou que todos os homens obtivessem de novo a perfeição. Encontrar a resposta para essa pergunta pode ajudar a entender o segundo motivo da existência do mal: a ignorância do homem sobre os propósitos de Deus.

A bondade floresce em meio ao conhecimento exato

Adquirir o conhecimento exato do que Jeová e Jesus estão fazendo agora para eliminar o mal pode evitar que uma pessoa sincera, sem se dar conta, faça vistas grossas a atitudes maldosas, ou pior ainda, ‘realmente se torne um lutador contra Deus’. (Atos 5:38, 39) Jeová Deus está disposto a não levar em conta os erros passados que foram cometidos na ignorância. Falando em Atenas, o apóstolo Paulo disse: “Deus não tem tomado em conta os tempos de tal ignorância, no entanto, agora ele está dizendo à humanidade que todos, em toda a parte, se arrependam. Porque ele fixou um dia em que se propôs julgar em justiça a terra habitada, por meio dum homem a quem designou, e ele tem fornecido garantia a todos os homens, visto que o ressuscitou dentre os mortos.” — Atos 17:30, 31.

Paulo sabia por experiência própria que Jesus havia sido levantado dentre os mortos, pois o próprio ressuscitado Jesus falou com ele e o impediu de continuar perseguindo os primeiros cristãos. (Atos 9:3-7) Depois de ter recebido conhecimento exato dos propósitos de Deus, Paulo mudou e se tornou uma pessoa genuinamente bondosa, em imitação a Cristo. (1 Coríntios 11:1; Colossenses 3:9, 10) Além disso, ele zelosamente pregou as “boas novas do reino”. (Mateus 24:14) Nos quase 2.000 anos depois de sua morte e ressurreição, Jesus Cristo selecionou dentre a humanidade aqueles que, assim como Paulo, reinarão com ele em seu Reino. — Revelação 5:9, 10.

Durante o século passado até os dias de hoje, as Testemunhas de Jeová vêm cumprindo de modo zeloso a ordem de Jesus: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” (Mateus 28:19, 20) Os que aceitam essa mensagem têm a perspectiva de viver para sempre na Terra sob o governo celestial de Cristo. Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Ajudar alguém a adquirir esse conhecimento é o maior ato de bondade que se pode fazer por outras pessoas.

Os que aceitam essas boas novas do Reino demonstram qualidades como “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio”, apesar de todo o mal que os cerca. (Gálatas 5:22, 23) Imitando a Jesus, ‘não retribuem a ninguém mal por mal’. (Romanos 12:17) Esforçam-se em base individual para continuar ‘vencendo o mal com o bem’. — Romanos 12:21; Mateus 5:44.

Casal considerando um versículo bíblico com um homem

Ajudar alguém a adquirir conhecimento exato de Deus é o maior ato de bondade que se pode fazer por outra pessoa



-

A vitória derradeira contra o mal

Os humanos sozinhos nunca vão conseguir vencer o maior fomentador do mal: Satanás, o Diabo. Mas, em breve, Jeová vai usar Jesus para esmagar a cabeça de Satanás. (Gênesis 3:15; Romanos 16:20) Jeová também vai orientar Cristo Jesus a ‘esmiuçar e pôr termo’ a todos os sistemas políticos, muitos dos quais têm praticado tanto mal ao longo da história da humanidade. (Daniel 2:44; Eclesiastes 8:9) Nesse dia de julgamento, que ainda está por vir, todos ‘os que não obedecerem às boas novas acerca de nosso Senhor Jesus serão submetidos à punição judicial da destruição eterna’. — 2 Tessalonicenses 1:8, 9; Sofonias 1:14-18.

Depois que Satanás e seus apoiadores forem eliminados, Jesus vai ajudar dos céus os sobreviventes a recuperar o estado original da Terra. Cristo também vai ressuscitar os que forem dignos de ter a oportunidade de viver na Terra restaurada. (Lucas 23:32, 39-43; João 5:26-29) Ao fazer isso, ele vai anular alguns dos efeitos do mal que o homem sofreu.

Jeová não vai obrigar as pessoas a obedecer às boas novas sobre Jesus. Em vez disso, ele está dando oportunidade para que elas adquiram conhecimento que conduz à vida eterna. É importantíssimo que você tire proveito agora dessa oportunidade! (Sofonias 2:2, 3) Se fizer isso, você aprenderá a lidar com qualquer maldade que sofra na vida. Verá também como, por fim, Cristo vencerá o mal. — Revelação 19:11-16; 20:1-3, 10; 21:3, 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia a Bíblia online

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Não importa qual seja a nossa situação, a Bíblia contém as orientações e os conselhos de que precisamos. Leia-a diariamente.

Seu convite pessoal


Gostaria de ter um curso bíblico domiciliar e aumentar o seu conhecimento da Bíblia?


Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
As Testemunhas de Jeová desejam que você as conheça melhor. Talvez já as conheça como vizinhos, colegas de trabalho, ou em outras ocupações do dia-a-dia. Talvez as tenha visto nas ruas, oferecendo suas revistas aos transeuntes. Ou é possível que já tenha falado com elas brevemente à sua porta.