Crenças, ensinos e atividades.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Aquecimento global — O planeta Terra está em perigo?

“O aquecimento global [é] a maior prova com que já nos defrontamos”, afirmou a revista National Geographic de outubro de 2007. Segundo a revista, só seremos bem-sucedidos em enfrentar esse desafio se “agirmos com rapidez e decisão — e com uma maturidade que raramente demonstramos enquanto sociedade ou espécie”.

Será que os humanos mostrarão essa maturidade? Há muitos fatores contra ela: apatia, ganância, ignorância, interesses egoístas, empenho por riquezas em países em desenvolvimento e o descaso de milhões de pessoas que querem manter um estilo de vida que consome muita energia.

Um profeta de Deus, do passado, fez uma avaliação realista de nossa capacidade de resolver problemas éticos, sociais e governamentais. Ele escreveu: “Não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.” (Jeremias 10:23) A trágica história da humanidade comprova que essas palavras são verdadeiras. E hoje, apesar dos desenvolvimentos significativos na ciência e na tecnologia, nos confrontamos com ameaças que antes eram impensáveis. Assim, até que ponto podemos confiar que o amanhã será melhor?

É verdade que muito já se falou sobre resolver o problema das mudanças climáticas e de outras tendências prejudiciais, mas pouco tem sido feito. Por exemplo, como as nações reagiram em 2007 quando a Passagem do Noroeste tornou-se navegável pela primeira vez? “Com uma correria ilógica a fim de apropriar-se de áreas expostas da plataforma continental para [poderem] perfurá-la em busca de mais petróleo e gás”, respondeu um editorial na revista New Scientist.

Há quase 2 mil anos, a Bíblia predisse com exatidão que os humanos ‘arruinariam a Terra’. (Revelação [Apocalipse] 11:18) Não há dúvida de que o mundo precisa de um líder com a sabedoria e o poder para alcançar objetivos desejados, e de súditos que se sujeitem a ele. Será que algum líder político ou cientista, sincero e brilhante, poderá cumprir esse papel? A Bíblia responde: “Não confieis nos nobres, nem no filho do homem terreno, a quem não pertence a salvação.” — Salmo 146:3.

ALÉM DO ALCANCE DA CIÊNCIA

Apesar de estarem bem a par dos riscos envolvidos, milhões de pessoas prejudicam a mente e o corpo por usar drogas recreativas, abusar do álcool e fumar. Para elas, a vida é tudo, menos um presente sagrado de Deus. (Salmo 36:9; 2 Coríntios 7:1) Infelizmente, essa mesma atitude é demonstrada com relação à Terra, aumentando os problemas ambientais.

Então, qual é a solução? Será que a ciência e a educação acadêmica podem resolver esses problemas? Na verdade, não. Um problema de natureza espiritual precisa de uma solução espiritual. A Bíblia apóia esse fato. Assim, ela promete que virá o tempo em que os humanos ‘não farão dano, nem causarão ruína’ à Terra porque ela vai “encher-se do conhecimento de Jeová assim como as águas cobrem o próprio mar”. — Isaías 11:9.

O futuro da Terra — em boas mãos!

Só existe um Líder que pode resolver os problemas com que o mundo se confronta. A respeito desse Líder, a Bíblia predisse: “Sobre ele terá de pousar o espírito de Jeová [Deus], o espírito de sabedoria e de compreensão, o espírito de conselho e de potência, o espírito de conhecimento e do temor de Jeová . . . Terá de julgar com justiça os de condição humilde . . . e ao iníquo entregará à morte com o espírito de seus lábios.” — Isaías 11:2-5.

A quem se refere essa profecia? A ninguém mais senão Jesus Cristo, que amorosamente entregou sua vida por nós. (João 3:16) Jesus, que agora é uma poderosa criatura espiritual, recebeu de Deus autoridade e poder para governar a Terra. — Daniel 7:13, 14; Revelação 11:15.

O vasto conhecimento de Jesus sobre a criação de Deus, que adquiriu antes de vir à Terra, o torna ainda mais qualificado. De fato, muito tempo atrás, quando Deus formou o Universo físico, Jesus foi seu “mestre-de-obras”. (Provérbios 8:22-31) Pense nisto: Jesus, a mesmíssima pessoa que ajudou a criar a Terra e todas as criaturas vivas, tomará a dianteira em desfazer os danos causados pela má administração humana.

Quem serão os súditos de Cristo? Pessoas realmente mansas e justas que conhecem o Deus verdadeiro, Jeová, e obedecem a Jesus Cristo como Governante. (Salmo 37:11, 29; 2 Tessalonicenses 1:7, 8) Jesus disse que elas “herdarão a terra”, que será transformada num paraíso. — Mateus 5:5; Isaías 11:6-9; Lucas 23:43.

O que você precisa fazer para ver o cumprimento das promessas da Bíblia? O próprio Jesus responde: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” — João 17:3.

Pode até parecer que nosso planeta está em perigo, mas não há dúvida de que esse lar da humanidade nunca deixará de existir. Na verdade, são aqueles que continuam a desrespeitar a criação de Deus e se recusam a obedecer a Jesus Cristo que estão em perigo. Assim, as Testemunhas de Jeová incentivam você a absorver o conhecimento que conduz à vida eterna.

Sob o governo de Cristo, os justos participarão em transformar a Terra em um paraíso global.

Pessoas vivendo no paraíso
InícioArtigo anterior


Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia a Bíblia online

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Não importa qual seja a nossa situação, a Bíblia contém as orientações e os conselhos de que precisamos. Leia-a diariamente.

Seu convite pessoal


Gostaria de ter um curso bíblico domiciliar e aumentar o seu conhecimento da Bíblia?


Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
As Testemunhas de Jeová desejam que você as conheça melhor. Talvez já as conheça como vizinhos, colegas de trabalho, ou em outras ocupações do dia-a-dia. Talvez as tenha visto nas ruas, oferecendo suas revistas aos transeuntes. Ou é possível que já tenha falado com elas brevemente à sua porta.